Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

DECORAR SOBREMESAS


Hoje o meu fascino pela cozinha levou-me a sonhar mais alto. Como estou de férias tenho tempo para novas experiências e puz mãos à obra logo que vi esta receita que vos vou apresentar hoje.

Este será provavelmente uma receita  para quem tem paciência, porque é um pouco trabalhosa, mas adorei faze-la e vejam o resultado, fica mesmo lindo.

MASSA CASTANHA :

50g de manteiga sem sal, amolecida
50g de açúcar de confeiteiro
50g de claras de ovos
50g de farinha de trigo (ou 43g de farinha + 15g de cacau em pó), peneirados


Bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso e fofo.

Adicione as claras, aos poucos, batendo sempre.

Junte a farinha e o cacau e misture bem.



MASSA BRANCA

(Rende 2 tabuleiros médios ou 3 pequenos)

75g de açúcar de confeiteiro
100g de farinha de trigo
3 ovos grandes (150g)
3 claras grandes ( 90g)
2½ colheres de chá de açúcar refinado
30g de manteiga sem sal derretida

Pré-aqueça o forno a 220°C.

Bata as claras em neve com o açúcar refinado até que se formem picos firmes e brilhantes. Reserve.

Peneire a farinha  com o cacau, o açúcar de confeiteiro. Adicione os ovos aos poucos, batendo com batedeira, até ficar leve.

Jute 1/3 das claras batidas e misture para amolecer a massa. Junte o restante das claras, misturando delicadamente para não perder muito volume.Por último, junte a manteiga derretida e misture levemente

Espere esfriar um pouco e desenforme sobre um papel manteiga polvilhado com açúcar de confeiteiro.


MONTAGEM .





Sobre papel vegetal espalhe uma das massas e com a ajuda de um utencílio a gosto faça uns desenhos, ou utilize o saco pasteleiro, como este da foto.



Neste utilizei um palito grosso

Vai ao congelador até endurecer

Retire e por cima desta camada congelada derrame a massa da outra cor e espalhe levemente.

Vai ao forno em cima de um tabuleiro virado ao contrario.Tenha atenção para não cozer de mais.

Retire para cima de um pano pulvilhado de açúcar pilé.

Corte  em tiras da altura que desejarem e eu utilizei copos para formar os rolos



Depois de frio retirei para um prato e enchi-os com mousse de chocolate.

Poderão usar formas grandes

Vai ao frigorifico até à hora de servir.

Se tiverem alguma dificuldade poderão visualizar o blog (Testado, Aprovado, Aprovado 2011)   porque foi de lá que retirei a receita e lá explica mesmo bem como se faz. Eu fiz algumas alteraçõs à receita original e resultou .

Os meus não ficaram muito perfeitos, mas como foi a  primeira vez,.....  espero para a próxima fazer com mais perfeição. 

Vou repetir tenho a certeza.

2 comentários:

  1. Obrigada por teres passado no meu blog!
    Tambem gostei muito do teu,tens receitinhas bem a nossa moda de S.Miguel,estive a ver a receita do polvo tambem faco assim,costumava ver minha mae fazer quando era pequena,muito bom..
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Admiro a tua paciência.
    Conseguiste um resultado magnífico!

    ResponderEliminar