Páginas

sábado, 14 de setembro de 2019

QUEIJADAS DA VILA


Esta receita não será provavelmente a original, pois esta receita mentem-se no segredo dos Deuses, mas experimentei e ficam lá perto.



ingredientes :

1 litro e meio de leite gordo
5 colheres de sopa de vinagre branco

Comece por aqui , levando o leite ao lume a ferver com as colheres de vinagre durante 10 minutos

Retire e passe por um coador para retirar todo o soro e deixe escorrer enquanto prepara a restante receita.


Restantes ingredientes :

400 gramas de açúcar
9 gemas
3 colheres de farinha sem fermento
3 colheres de sopa de manteiga derretida
pingos de baunilha  (opsional)

Num tacho, leve ao lume estes ingredientes envolvendo tudo muito bem e deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos, mexendo sempre.


Untar as formas com manteiga, polvilhar com farinha, depois borrifar com água , polvilhar de novo com farinha e repita esse processo por 4 vezes, para formar uma casquinha depois de prontas.

Encher as formas e cozinhar forno quente cerca de 175 graus, até ficarem loirinhas

Retirar, deixar arrefecer e por açúcar lilé por cima.





2 comentários:

  1. Nas três gravidezes que tive nunca fui uma gestante com desejos repentinos a toda a hora. Que me lembre tive apenas um e foi na primeira gravidez: queijadas da vila (as do Morgado, caixinha branca com letras verdes). Mas isso não existia aqui na minha ilha! E naquele tempo não havia à venda na internet! Passei a gravidez inteira a sonhar com as queijadinhas! Quando fui para a ilha Terceira para ter o bebé pude finalmente matar o meu desejo pois encontrava à venda no Modelo. Nunca umas queijadas me souberam tão bem!! O mês passado fui de férias à ilha Terceira e estava nos meus planos voltar a comprar queijadas da vila para matar saudades. Azar o meu, não havia! Fiquei bastante aborrecida! E agora, nem de propósito, a receita está aqui prontinha para eu pôr em prática e fazer sempre que quiser! Obrigada!!!

    ResponderEliminar